23 de mar de 2011

Instalando e configurando seu Arduino

Os Arduinos, são a nova sensação do mercado de microcontroladores. Uma das plataformas mais versáteis de usar até o momento com uma incrível documentação e com diversos fóruns pelo mundo a fora não há como se arrepender ao embarcar nesta jornada de aprendizado.


Arduino é uma plataforma "open source" baseada em uma placa simples com INPUTS E OUTPUTS (Entradas e Saídas) vulgo I/O. A placa pode ser comprada em diversos locais, sendo a versão oficial encontrada em www.arduino.cc que alias é o site ofícial do Arduino.

Algumas das vantagens do Arduino:
O arduino funciona em várias plataformas como Windows, Linux e Mac OS.
O arduino é programável pela porta USB, ao contrário de vários outros dispositivos que ainda utilizam a já ultrapassada porta serial (COM).
O hardware é barato, custando por volta de R$70,00 ( no mercadolivre).
A comunidade é muito atuante, então existem diversas pessoas dispostas a te ajudar.

Instalando o Arduino:

O primeiro passo é baixar o software no site oficial http://arduino.cc/en/Main/Software escolha a versão para o seu sistema operacional, no meu caso Windows (XP).
Após baixar o arquivo compactado extraia-o de preferência em um lugar de fácil como C:\.
Ligue seu arduino a porta usb do seu micro e espere o aviso do Windows que um novo hardware foi encontrado, e indique o seguinte caminho para a instalação do driver D:\AVR\ARDUINO\Arduino\arduino-0022\drivers


Depois de instalado vá ao seu gerenciador de dispositivo e veja em qual porta de comunicação seu Arduino foi instalado.


Pronto agora podemos abrir o compilador do Arduino (arduino.exe), se você instalou em C:\ ele estará nesse endereço C:\ARDUINO\Arduino\arduino-0022\arduino.exe
Precisamos configurar a porta que vimos no gerenciador de dipositivo no compilador para isso iremos em
Tools >Serial Port


Depois selecione o modelo do seu Arduino em Tools>Board ( no meu caso uso um Arduino UNO).
Pronto já terminamos todas as configurações necessárias agora vamos fazer um programinha simples para piscar um LED apenas para testar se tudo deu certo.
Copie e cole este código (em itálico) no seu compilador ou preferencialmente o digite:

#define LED 13

void setup()
{
  pinMode(LED, OUTPUT); //seta o pino como output
}

void loop()
{
  digitalWrite(LED, HIGH);
  delay(1000);
  digitalWrite (LED, LOW);
  delay(1000);
}


Este código apenas fara o LED que jpa existe na placa do Arduino (indicado pela letra L) piscar alternadamente a cada 1 segundo.
Para confirmar se o código funciona vá em Sketch >Verify Compile se ocorrer algum erro, procure por erros de digitação ou cole o código.
Para enviar o código para o seu Arduino vá em File>Upload to I/O Board
Se nenhum erro ocorrer o LED começará a piscar alternadamente a cada 1 segundo.

Qualquer dúvida utilizem os comentários.

Um comentário:

  1. estou querendo montar um mini guincho controlando a velocidade de subida e descida e que esse guincho gire 180 graus, a velocidade sera controlada por um potenciometro eo movitento de subir e descer por uma chave liga/desliga, o giro de 180 graus por um servo motor; eu ja montei esse projeto na protoboard, mas gostaria de saber como eu devo configura o meu arduino para todas essas funçoes.

    ResponderExcluir